ATELIÊ JEAN 1000 ARTES

MINHAS CÂMERAS FOTOGRÁFICAS ANTIGAS

Ao longo do tempo fui colecionando uma boa quantidade de câmeras fotográficas que fizeram e fazem parte do meu trabalho. Como não poderia e não posso ficar com um único equipamento, fui adquirindo minhas máquinas a medida que me desenvolvia nesta maravilhosa arte. Isso é claro trouxe ao longo do tempo uma vasta experiência. Comecei com uma máquina russa que chegara ao Brasil junto com milhares de importados. Ela foi minha primeira câmera, mas simples e de poucos recursos. Depois vieram outras tantas que até perdi a conta. Aqui estão algumas dessas famosas câmeras fotográficas que fazem até hoje parte da minha vida. Fotografei algumas máquinas da minha coleção e coloquei nesta página deste SITE.

ASAHI PENTAX SPOTMATIC

O Spotmatic foi introduzida pelo Asahi em 1964. A câmera era inteiramente mecânica além do medidor de luz, que foi alimentado por um 1,35 volt PX400 de mercúrio célula. Um pequeno interruptor no lado à esquerda da caixa de lente é empurrado até para de baixo da lente e ativa o medidor, os controles de exposição, então, são ajustados para o centro de uma agulha na extremidade direita do visor. O corpo levou lentes com uma Pentax / Praktica rosca 42mm, dando uma enorme gama de alternativas. O sistema tornou-se o carro-chefe de muitos profissionais do período.

******************************************************************

 
OLYMPUS

A Olympus OM-1 estabeleceu novos padrões para a indústria das câmeras SLRs na época em que foi lançada (1972-1973) e até hoje é considerada uma jóia rara entre os colecionadores e entusiastas das analógicas. Muitos afirmam que é a SLR mecânica com o melhor desempenho já criada e foi através dela que a empresa Olympus Optical Co. ganhou respeito ao lado das grandes marcas japonesas. Por trás deste sucesso existe um nome: Yoshihisa Maitani. Maitani, ainda jovem, foi um habilidoso fotógrafo de certo destaque. Chegou a ganhar alguns prêmios por conta de suas fotografias. Formou-se em engenharia mecânica e entrou para a Olympus para trabalhar como engenheiro designer. Seu primeiro grande projeto foi a Olympus Pen. Esta "pequena" câmera foi um sucesso de vendas na época.

****************************************************************

 
CANON AV-1

Canon começou a produção do AV-1, uma prioridade de abertura 35 milímetros SLR com um plano focal do obturador e TTL de medição. Tem central ponderada média de medição de luz, com a possibilidade de compensação de luz de fundo. Ao fotografar o assunto sob condição de iluminação, basta empurrar uma chave extra para compensar a exposição. Ele não tem um modo de exposição manual, exceto por um único 1/60s seleção manual da velocidade do obturador para sincronização do flash . É preciso toda a gama de foco manual da Canon lentes FD . Um dedicado filme enrolador que avança o filme em dois quadros por segundo pode ser fixada no fundo da câmara. Possui acabamento em preto por siimvahur.  Com esta câmera, a Canon introduziu um novo tipo de lentes FD montada sem o anel de bloqueio separado, incluindo um baixo custo 50 milímetros f / 2 para a AV-1.

*************************************




ZENITE 12XP

Na série Zenit da Rússia de SLRs, o Zenit 12 é uma versão ligeiramente atualizada a melhor já feita pela Zenit TTL, produzida por KMZ entre 1983 e 1994.
O 12SD é semelhante, mas com um seletor de velocidade do obturador estilizado. A versão mais recente do 12SD tem uma placa superior remodelada e habitação pentaprisma.
O 12XP é semelhante ao 12SD, e agora tem indicadores de exposição de LED em lugar da agulha do medidor.

Há uma versão do Zenit 12XP fabricados no Brasil, produzido pela BMA INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA, que começou a fazer 12XP entre alguns outros modelos Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTE

Aqui será feita uma avaliação de material artístico. Espero poder mostrar neste endereço milhares de informações relacionadas a arte, qualqu...